quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dinâmica sobre mudanças

Existe uma técnica que usa-se a música LET'S ME SING do Raul Seixas. Essa música tem uma alternância de ritmos e de musicalidade que é muito interessante. Dá para trabalhar como técnica tanto de aquecimento/Vitalizador (já que envolve dança),  quanto de sensibilização para mudanças.
Pede-se ao grupo que formem pares e dance ao som da música acima. Dependendo do grupo, pode-se propor que quando trocar o ritmo também troca-se de parceiro.
O embasamento dessa dinâmica é apoiado em Kurt Lewin quando ele trabalha o campo de forças que atuam em um grupo que são as FORÇAS IMPULSORAS (promovem crescimento), caracterizando como a busca, a tentativa... E AS RESTRITIVAS (impedem o crescimento), caracterizado como o medo, a timidez... E ainda somar com a explanação de que essas forças (as forças de aprendizado, de adaptação às mudanças) dependem do eu (próprio ritmo)... dos outros(parceria) ... e do ambiente (música).
Pode-se falar também em congelamento (padrões antigos), que dificultam a adaptação, o descongelamento (abandonar o antigo), recongelamento em novos padrões e em ajustamento (onde você não abandona todos os padrões antigos e sim elimina alguns e incorpora outros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário