segunda-feira, 16 de julho de 2012

Habilidades psicomotoras e processo de alfabetização



As habilidades psicomotoras são essenciais ao bom desempenho no processo de alfabetização. A aprendizagem da leitura e da escrita exige habilidades tais como:

• Dominância manual já estabelecida (área de lateralidade);

• Conhecimento numérico suficiente para saber, por exemplo, quantas voltas existem nas letras m e n, ou quantas sílabas formam uma palavra (área de habilidades conceituais);

• Movimentação dos olhos da esquerda para a direita, domínio de movimentos delicados adequados à escrita, acompanhamento das linhas de uma página com os olhos ou os dedos, preensão adequada para segurar lápis e papel e para folhear (área de coordenação visual e manual);

• Discriminação de sons (área de percepção auditiva);

• Adequação da escrita às dimensões do papel, reconhecimento das diferenças dos pares b/d, q/d, p/q etc, orientação da leitura e da escrita da esquerda para a direita, manutenção da proporção de  altura e largura das letras, manutenção de espaço entre as palavras e escrita orientada pelas pautas (áreas de percepção visual, orientação espacial, lateralidade, habilidades conceituais);

• Pronúncia adequada de vogais, consoantes, sílabas,  palavras (área de     comunicação   e expressão);

• Noção de linearidade da disposição sucessiva de letras, sílabas e palavras (área de orientação    temporo-espacial);

• Capacidade de decompor palavras em sílabas e letras (análise) e;

• Possibilidade de reunir letras e sílabas para formar novas palavras (síntese).

 

Atividade para trabalhar as habilidades psicomotoras: Circuito Psicomotor

Amarelinha com desenhos de pés

No primeiro extremo da amarelinha terão as vogais. A criança escolherá uma das vogais. Depois, segurando a vogal a criança começa a amarelinha. Onde tem dois pés a criança pisa com os dois pés, onde só tem um pé a criança pisa com um pé. No outro extremo terá desenhos de objetos com comecem com as letras das vogais e a criança deverá identificar qual objeto começa com a vogal que ela está na mão. Ex. se ela estiver com a vogal A, deverá encontrar a Árvore. Com essa atividade é possível trabalhar habilidades conceituais, orientação espacial, comunicação, análise e síntese.

 

Basquete

Improvise um cesto onde a criança deverá acertar a bola: O terapeuta pode competir com a criança ou convidar a mãe, o pai  ou o responsável para competir com ela. Essa é uma atividade simples, divertida e que trabalha a coordenação visuo-motora (que tem como finalidade o domínio de campo visual, associado à motricidade das mãos, dois elementos básicos para o grafismo, concentração, atenção, lateralidade, estruturação espacial (em cima/ embaixo, dentro/fora, perto, longe, do lado…)

 

Corredor de dominó

O terapeuta ocupacional deverá começar a empilhar um corredor de dominó de forma alinhada e estimular a criança para que ela continue o corredor. Após o corredor pronto, é divertido derrubar o primeiro dominó, que derrubará os posteriores! Essa atividade trabalha dominância manual (lateralidade), coordenação visuo-motora, relação espacial e coordenação motora fina.

 

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