quarta-feira, 4 de julho de 2012

Atividades Socioterapêuticas e Terapia Ocupacional



O trabalho da Terapia Ocupacional focando atividades socioterapêuticas visa o treinamento de AVD, oficinas terapêuticas que buscam preparar o individuo para conviver em comunidade e de atendimentos terapêuticos individuais e grupais.


Como exemplos de atividades temos:

·         Projeto pé-de-bola

Objetivando oferecer um espaço de lazer, fora das dependências da clinica, para a realização de um jogo de futebol que inclua familiares e amigos. O convite é um chamado à participação efetiva destes no tratamento , de forma a contribuir para o retorno do sujeito ao convívio sócio-familiar. Além de ser uma atividade coletiva, proporciona o contato com regras e limites inerentes ao esporte.


·         Projeto da mala

Recebe esse nome porque os jogos ficam guardados dentro de uma mala, que deve ser comprada e trabalhada pelos pacientes. Propõe disponibilizar jogos de mesa, para os pacientes internados durante a noite, nos finais de semana e feriados para estimular a socialização entre os internos e consequentemente, preencher o tempo ocioso com atividades lúdicas e criativas. A mala fica sob responsabilidade de um dos pacientes.


·         Projeto festa

Celebra os aniversários dos pacientes e demais datas comemorativas. Essas comemorações, em uma internação, cumprem as mesmas funções e requerem a mesma organização que quaisquer outras na comunidade. Percebe-se que a participação dos pacientes na organização da festa, com todas as suas implicações, infunde vida à clinica e modifica seu ambiente.


·         Projeto Pólis

São passeios realizados semanalmente, e a programação é definida pelo grupo, buscando explorar os espaços culturais que a comunidade oferece como exposições, cinemas, teatro, circo, etc. trata-se de um incentivo à ocupação da cidade nos seus mais variados espaços de convivência, entendendo esse processo como um ato politico em que o sujeito transforma o espaço público com sua frequência. Do passeio à circulação social, os pacientes tomam para si o direito e o dever de construir espaços de aumento da tolerância social à diferença.


 

·         Jornal mural

É pensado pelo grupo como um conjunto de noticias atuais que deve ficar afixado, ser confeccionado com recortes de jornais e revistas , e composto de noticias nacionais e internacionais, esportes, programação cultural, poesias, piadas e etc. É uma atividade que contribui para a orientação espaço-temporal , mantem o contato com a realidade sócio-cultural da comunidade e constitui-se em um importante veiculo de comunicação para os pacientes.


Essas foram sugestões trazidas pelo artigo Terapia Ocupacional e atividades socioterapeuticas – contribuindo para a circulação social em saúde mental, de Erika Dittz, Maria Dolores Lemos Santos e Regina Céli Fonseca Ribeiro. Partiram a partir da demanda do grupo e ficam aqui como idéias de atividades. Mas é importante lembrar que o envolvimento dos pacientes com as atividades varia de acordo com o momento pelo qual passa cada um deles e o grupo como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário