Musicoterapia na estimulação da memória de idosos
A memória é um aspecto da cognição
de extrema importância para o idoso, tanto pelo fato da memória ser afetada ao
longo do envelhecimento normal, quanto por ser o principal prejuízo relacionado
aos processos demenciais que atingem porcentagens significativas dessa
população, dentre os quais pode-se destacar a Doença de Alzheimer.
Além disso, a memória relaciona-se de modo estreito
ao desempenho das atividades da vida diária (AVD), tendo importância também
para a funcionalidade ou desempenho funcional do indivíduo.
Também a memória apresenta-se
intimamente ligada à identidade deste, pois armazena sua história de vida, seus
momentos especiais e vivências, sendo seu prejuízo algo que afeta diretamente a
autoestima e, portanto, a qualidade de vida do idoso.
A música é um excelente recurso
para estimulação das funções cognitivas, em especial da memória, pois faz parte
da vida das pessoas e dos acontecimentos que marcam a história e as épocas
vividas por cada um, e, por meio da audição musical, é possível acionar a
memória de fatos passados e gera-se uma oportunidade para este idoso reconstruir
suas vivências e sua história de vida no momento presente.
O ritmo é algo inerente ao próprio
corpo humano, o qual possui, por exemplo, o ritmo dos batimentos cardíacos ou
da frequência respiratória, dentre muitos outros, portanto, a fisiologia do
homem é organizada por ritmos diversos.
O homem também inscreve ritmos
humanos no mundo físico, no trabalho manual, nas atividades que desenvolve;
além disso, o homem utiliza-se de sons e músicas para marcar e organizar o seu
tempo, as épocas do ano, como por exemplo, músicas natalinas ou juninas.
Sendo os sons, ritmos, músicas,
tão atrelados ao ser humano, à sua história construída no tempo, a utilização
de elementos musicais para resgatar lembranças e histórias de vida parece um
recurso bastante eficaz.
Sugestões de atividades:
Atividade 1: construção de
instrumentos musicais
Materiais: sucata e material para
artesanato (cola, tesoura, papéis coloridos,
tinta plástica, latas de leite,
arroz, etc).
Objetivos: Estimular a interação
grupal, a criatividade, a iniciativa e tomada de decisão, produzir algo de
utilidade para o grupo.
Atividade 2: escolher um dos
instrumentos construídos pelo grupo e com ele produzir sons que representem
como se sente no momento.
Materiais: instrumentos
construídos pelo grupo.
Objetivos: estimular a expressão
individual, o autoconhecimento, a escuta e percepção do outro.
Atividade 3: passar uma bola de mão
em mão enquanto toca uma música.
Quando a música pára, quem ficou
com a bola tem que cantar uma canção
Materiais: bola.
Objetivos: estimular a memória
semântica ou de conhecimentos e identificar as preferências musicais do grupo.
Atividade 4: utilizar músicas
relacionadas a festividades para realização de orientação temporal (carnaval,
festas juninas, Natal, etc);
Explorar lembranças relacionadas a
tais festividades.
Materiais: aparelho de som, CDs,
calendário.
Objetivos: estimular a memória semântica
e episódica, bem como a orientação temporal.
Atividade 5: acompanhar com sons
corporais ou instrumentos de percussão, o pulso de diversas músicas.
Materiais: aparelho de som, CDs,
instrumentos de percussão diversos.
Objetivos: estimular a atenção e a
percepção da música, estimular a coordenação motora global, bem como a
consciência do movimento, estimular as redes cognitivas ao trabalhar com modalidades
diversas (música – auditiva e movimento – motora).
Atividade 6: Percussão Corporal - produzir um som ou ritmo usando o próprio
corpo. Cada integrante deve produzir um som diferente dos já apresentados pelos
demais. Deixar cada um manifestar-se espontaneamente
Materiais: nenhum material
específico.
Objetivos: estimular a memória de
curto prazo, a interação grupal, a expressão, a criatividade, a iniciativa e
tomada de decisão.
Atividade 7: realizar movimentos
com bexigas coloridas, direcionados pela terapeuta, ao som de músicas
significativas para o grupo (passar a bexiga em círculo, passar para a pessoa
da frente, jogar a bexiga para si mesmo sem deixar cair, etc); incentivar o
grupo a realizar os movimentos no ritmo da música.
Materiais: aparelho de som, CDs,
bexigas coloridas.
Objetivos: estimular a memória de
curto prazo e de trabalho, estimular a coordenação motora global, a consciência
corporal e do movimento, bem como a interação grupal, estimular as redes
cognitivas ao trabalhar com modalidades diversas (música – auditiva e movimento
– motora).
Atividade 8: ouvir uma música e
escolher uma cor que a represente; refletir sobre as cores escolhidas
Materiais: aparelho de som, CDs,
potes de tinta.
Objetivos: estimular as redes
cognitivas ao trabalhar com modalidades sensoriais diversas (música – auditiva
e cores – visual), estimular o autoconhecimento, a expressão individual e a
interação grupal.
Atividade 9: a partir da audição
de alguns sons familiares (chuva ou sons da cidade ou sons de cozinha, etc)
produzir um desenho.
Materiais: aparelho de som,
gravações de sons diversos, materiais diversos para desenho e pintura.
Objetivos: estimular as redes
cognitivas ao trabalhar com modalidades sensoriais diversas (sons – auditiva e
desenho – visual), estimular a percepção auditiva e a memória semântica ou de
conhecimentos, bem como a memória de curto prazo, sensorial e de trabalho.
Atividade 10: escolher uma imagem,
dentre diversas imagens dispostas sobre a mesa, a partir de uma música tocada;
mostrar ao grupo a imagem escolhida e refletir sobre ela e sua relação com a
música ouvida.
Materiais: aparelho de som, CDs,
imagens diversas
Objetivos: estimular as redes
cognitivas ao trabalhar com modalidades sensoriais diversas (música – auditiva
e imagens – visual), estimular o autoconhecimento, a expressão individual e a
interação grupal.
Atividade 11: construção de
origami de uma casa; lembrar de músicas que contenham a palavra “casa”;
imaginar a casa ideal, quem moraria nela, qual seria sua localização, e assim
por diante; refletir sobre a atividade com o grupo
Materiais: papel para origami,
materiais diversos para desenho.
Objetivos: estimular habilidades
visuo-construtivas e espaciais, bem como a memória curto prazo e de trabalho,
estimular a memória de longo prazo (semântica e episódica), estimular o
autoconhecimento, a percepção e expressão dos próprios desejos.
Atividade 12: relembrar músicas já
cantadas pelo grupo anteriormente (em outros encontros); cada integrante pode
manifestar-se espontaneamente
Materiais: nenhum material
específico.
Objetivos: estimular a memória de
longo prazo (semântica e episódica), a interação grupal e a iniciativa.
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