segunda-feira, 9 de julho de 2012

Musicoterapia na estimulação da memória de idosos


 

A memória é um aspecto da cognição de extrema importância para o idoso, tanto pelo fato da memória ser afetada ao longo do envelhecimento normal, quanto por ser o principal prejuízo relacionado aos processos demenciais que atingem porcentagens significativas dessa população, dentre os quais pode-se destacar a Doença de Alzheimer.



 Além disso, a memória relaciona-se de modo estreito ao desempenho das atividades da vida diária (AVD), tendo importância também para a funcionalidade ou desempenho funcional do indivíduo.


Também a memória apresenta-se intimamente ligada à identidade deste, pois armazena sua história de vida, seus momentos especiais e vivências, sendo seu prejuízo algo que afeta diretamente a autoestima e, portanto, a qualidade de vida do idoso.


A música é um excelente recurso para estimulação das funções cognitivas, em especial da memória, pois faz parte da vida das pessoas e dos acontecimentos que marcam a história e as épocas vividas por cada um, e, por meio da audição musical, é possível acionar a memória de fatos passados e gera-se uma oportunidade para este idoso reconstruir suas vivências e sua história de vida no momento presente.


O ritmo é algo inerente ao próprio corpo humano, o qual possui, por exemplo, o ritmo dos batimentos cardíacos ou da frequência respiratória, dentre muitos outros, portanto, a fisiologia do homem é organizada por ritmos diversos.

O homem também inscreve ritmos humanos no mundo físico, no trabalho manual, nas atividades que desenvolve; além disso, o homem utiliza-se de sons e músicas para marcar e organizar o seu tempo, as épocas do ano, como por exemplo, músicas natalinas ou juninas.



Sendo os sons, ritmos, músicas, tão atrelados ao ser humano, à sua história construída no tempo, a utilização de elementos musicais para resgatar lembranças e histórias de vida parece um recurso bastante eficaz.

Sugestões de atividades:



Atividade 1: construção de instrumentos musicais

Materiais: sucata e material para artesanato (cola, tesoura, papéis coloridos,

tinta plástica, latas de leite, arroz, etc).


Objetivos: Estimular a interação grupal, a criatividade, a iniciativa e tomada de decisão, produzir algo de utilidade para o grupo.






 Atividade 2: escolher um dos instrumentos construídos pelo grupo e com ele produzir sons que representem como se sente no momento.


Materiais: instrumentos construídos pelo grupo.


Objetivos: estimular a expressão individual, o autoconhecimento, a escuta e percepção do outro.




Atividade 3: passar uma bola de mão em mão enquanto toca uma música.

Quando a música pára, quem ficou com a bola tem que cantar uma canção


Materiais: bola.


Objetivos: estimular a memória semântica ou de conhecimentos e identificar as preferências musicais do grupo.


Atividade 4: utilizar músicas relacionadas a festividades para realização de orientação temporal (carnaval, festas juninas, Natal, etc);

Explorar lembranças relacionadas a tais festividades.


Materiais: aparelho de som, CDs, calendário.


Objetivos: estimular a memória semântica e episódica, bem como a orientação temporal.

 Atividade 5: acompanhar com sons corporais ou instrumentos de percussão,  o pulso de diversas músicas.


Materiais: aparelho de som, CDs, instrumentos de percussão diversos.


Objetivos: estimular a atenção e a percepção da música, estimular a coordenação motora global, bem como a consciência do movimento, estimular as redes cognitivas ao trabalhar com modalidades diversas (música – auditiva e movimento – motora).





 Atividade 6: Percussão Corporal  - produzir um som ou ritmo usando o próprio corpo. Cada integrante deve produzir um som diferente dos já apresentados pelos demais. Deixar cada um manifestar-se espontaneamente

Materiais: nenhum material específico.


Objetivos: estimular a memória de curto prazo, a interação grupal, a expressão, a criatividade, a iniciativa e tomada de decisão.




Atividade 7: realizar movimentos com bexigas coloridas, direcionados pela terapeuta, ao som de músicas significativas para o grupo (passar a bexiga em círculo, passar para a pessoa da frente, jogar a bexiga para si mesmo sem deixar cair, etc); incentivar o grupo a realizar os movimentos no ritmo da música.


Materiais: aparelho de som, CDs, bexigas coloridas.


Objetivos: estimular a memória de curto prazo e de trabalho, estimular a coordenação motora global, a consciência corporal e do movimento, bem como a interação grupal, estimular as redes cognitivas ao trabalhar com modalidades diversas (música – auditiva e movimento – motora).

Atividade 8: ouvir uma música e escolher uma cor que a represente; refletir sobre as cores escolhidas

Materiais: aparelho de som, CDs, potes de tinta.

Objetivos: estimular as redes cognitivas ao trabalhar com modalidades sensoriais diversas (música – auditiva e cores – visual), estimular o autoconhecimento, a expressão individual e a interação grupal.

Atividade 9: a partir da audição de alguns sons familiares (chuva ou sons da cidade ou sons de cozinha, etc) produzir um desenho.


Materiais: aparelho de som, gravações de sons diversos, materiais diversos para desenho e pintura.


Objetivos: estimular as redes cognitivas ao trabalhar com modalidades sensoriais diversas (sons – auditiva e desenho – visual), estimular a percepção auditiva e a memória semântica ou de conhecimentos, bem como a memória de curto prazo, sensorial e de trabalho.


Atividade 10: escolher uma imagem, dentre diversas imagens dispostas sobre a mesa, a partir de uma música tocada; mostrar ao grupo a imagem escolhida e refletir sobre ela e sua relação com a música ouvida.


Materiais: aparelho de som, CDs, imagens diversas


Objetivos: estimular as redes cognitivas ao trabalhar com modalidades sensoriais diversas (música – auditiva e imagens – visual), estimular o autoconhecimento, a expressão individual e a interação grupal.

Atividade 11: construção de origami de uma casa; lembrar de músicas que contenham a palavra “casa”; imaginar a casa ideal, quem moraria nela, qual seria sua localização, e assim por diante; refletir sobre a atividade com o grupo


Materiais: papel para origami, materiais diversos para desenho.


Objetivos: estimular habilidades visuo-construtivas e espaciais, bem como a memória curto prazo e de trabalho, estimular a memória de longo prazo (semântica e episódica), estimular o autoconhecimento, a percepção e expressão dos próprios desejos.

Atividade 12: relembrar músicas já cantadas pelo grupo anteriormente (em outros encontros); cada integrante pode manifestar-se espontaneamente


Materiais: nenhum material específico.


Objetivos: estimular a memória de longo prazo (semântica e episódica), a interação grupal e a iniciativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário