Arteterapia: Técnicas para grupo de família
E para concluir essa semana em que decidi falar sobre Arteterapia, escrevi algumas técnicas para grupos
de famílias, uma vez que no decorrer de nossa caminhada enquanto estudantes e/ou profissionais de Terapia Ocupacional, deparamo-nos com a necessidade de intervir na junto à instituição familiar.
Espero que aprovem!
Beijinhos a todos!
1. Os
bonequinhos
Objetivo:
visualizar e refletir sobre a trajetória familiar
Público-alvo:
famílias
Materiais:
folhas com bonequinhos contendo um bonequinho em cada folha com diferentes expressões,
lápis de cor e canetas de hidrocor.
Passo a passo:
pedir aos componentes que escolha três bonequinhos, representando, cada um, os últimos
seis meses de sua família, o momento presente (real) e o futuro de que eles
gostariam que a família tivesse (ideal). Depois, pedir-lhes que pintem os
bonequinhos e falem porque escolheram cada um.
2. Compreender
a minha família
Objetivo:
estabelecer uma relação de confiança, proporcionar uma oportunidade para a
criança falar de si mesma e de sua família de uma maneira não-ameaçadora, obter
informações sobre a criança, sua família e seus papéis respectivos.
Público-alvo:
famílias contendo crianças de 3 a 10 anos
Materiais: duas
folhas de papel A4, lápis de cor e caneta de hidrocor.
Passo a passo:
pedir aos componentes que façam um desenho de suas famílias em que cada uma
delas está executando alguma coisa juntos. Quando tiverem terminado, pedir-lhes
que contem o que está acontecendo no desenho. Fazer perguntas referentes ao desenho
para obter mais informações sobre a constituição da família e de seu
funcionamento. Conforme os componentes respondem, usar as respostas para
escrever um texto curto sobre o desenho como se ele fosse escrito pela criança.
É prudente deixar algumas afirmações fora do texto, em especial, se as pessoas não
quiserem que seja escrita alguma coisa, porém isso deve ser anotado nas observações
clinicas.
Antes de
terminar o exercício, perguntar se há mais alguma coisa para escrever sobre o
desenho. Terminar com um clima feliz, deixando um tempo para falar sobre algo
que a pessoa esteja ansiosa para fazer no futuro próximo, se a tarefa foi difícil para ela...
3. 51
maneiras de elogiar
Objetivo:
promover uma ênfase na paternidade/maternidade positiva e aumentar as habilidades
de uso de incentivos verbais.
Isso pode ser
especialmente útil quando uma família estiver presa em um ciclo de interação negativa,
ilustrando que há muitas maneiras de elogiar (não é preciso ser repetitivo) e
muitas maneiras de fazer os elogios pessoais e entusiasmados.
Público-alvo:
famílias contendo crianças de no mínimo três anos.
Materiais:
canetas de hidrocor e papel pardo
Passo a passo:
dividir os componentes em dois grupos. Pedir aos componentes que cada um sugira
todos os modos de dizer “muito bem” em que possam pensar, até atingir um total
de 51. Anotá-los em uma folha grande de papel. Procurar dar uma aparência interessante,
fazendo círculos em volta de várias frases, usando diferentes estilos de letras
e cores. Isto funcionará melhor se apresentar o trabalho com vivacidade,
mostrando-se animado com cada novo elogio e repetindo-o com entusiasmo! As “maneiras
de elogiar” podem ser levadas para casa e penduradas em um lugar de destaque
para agir como um lembrete das formas como incentivos verbais podem ser
oferecidos.
Em casa, peça a
cada membro da família que tome nota de quantas vezes ouviram alguém elogiar
outra pessoa na família. Cinquenta e um pode ser muito, mas, por essa mesma razão,
pode ser um bom número, desde que a família atinja a meta e surpreenda-se
agradavelmente com isso. Se a família não tiver muita habilidade verbal, o
numero pode precisar ser reduzido no início, para que eles não fiquem
desapontados – até dez elogios já podem funcionar. A lista, depois, pode
receber acréscimos.
4. Construa
o amor
Objetivos: criar
algo concreto que represente o amor
Público-alvo:
grupos e famílias
Materiais:
sucatas
Passo a passo:
pedir aos componentes que construam algo que simbolize o amor, utilizando
sucatas. Depois, levanta-se a discussão.
5. Música
Clarear - Roupa Nova
Objetivo:
trabalhar a autoestima e refletir sobre a possibilidade de cada um ser o sol em
suas famílias.
Público-alvo:
grupos e famílias
Materiais:
folhas contendo a letra da música, CD, aparelho de som, sucatas.
Passo a passo:
pedir a todos que cantem juntos a música, enquanto é tocada no aparelho de som.
Em seguida, solicitar a cada um que faça uma construção com sucatas sobre o que
sentiu.
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