segunda-feira, 9 de julho de 2012

Arteterapia: Técnicas para grupo de família

E para concluir essa semana em que decidi falar sobre Arteterapia, escrevi algumas técnicas para grupos de famílias, uma vez que no decorrer de nossa caminhada enquanto estudantes e/ou profissionais de Terapia Ocupacional, deparamo-nos com a necessidade de intervir na junto à instituição familiar.

Espero que aprovem!

Beijinhos a todos!



1.       Os bonequinhos


Objetivo: visualizar e refletir sobre a trajetória familiar

 

Público-alvo: famílias

 

Materiais: folhas com bonequinhos contendo um bonequinho em cada folha com diferentes expressões, lápis de cor e canetas de hidrocor.


Passo a passo: pedir aos componentes que escolha três bonequinhos, representando, cada um, os últimos seis meses de sua família, o momento presente (real) e o futuro de que eles gostariam que a família tivesse (ideal). Depois, pedir-lhes que pintem os bonequinhos e falem porque escolheram cada um.






2.       Compreender a minha família


Objetivo: estabelecer uma relação de confiança, proporcionar uma oportunidade para a criança falar de si mesma e de sua família de uma maneira não-ameaçadora, obter informações sobre a criança, sua família e seus papéis respectivos.


Público-alvo: famílias contendo crianças de 3 a 10 anos


Materiais: duas folhas de papel A4, lápis de cor e caneta de hidrocor.


Passo a passo: pedir aos componentes que façam um desenho de suas famílias em que cada uma delas está executando alguma coisa juntos. Quando tiverem terminado, pedir-lhes que contem o que está acontecendo no desenho. Fazer perguntas referentes ao desenho para obter mais informações sobre a constituição da família e de seu funcionamento. Conforme os componentes respondem, usar as respostas para escrever um texto curto sobre o desenho como se ele fosse escrito pela criança. É prudente deixar algumas afirmações fora do texto, em especial, se as pessoas não quiserem que seja escrita alguma coisa, porém isso deve ser anotado nas observações clinicas.


Antes de terminar o exercício, perguntar se há mais alguma coisa para escrever sobre o desenho. Terminar com um clima feliz, deixando um tempo para falar sobre algo que a pessoa esteja ansiosa para fazer no futuro próximo, se a tarefa foi difícil para ela...



3.       51 maneiras de elogiar


Objetivo: promover uma ênfase na paternidade/maternidade positiva e aumentar as habilidades de uso de incentivos verbais.


Isso pode ser especialmente útil quando uma família estiver presa em um ciclo de interação negativa, ilustrando que há muitas maneiras de elogiar (não é preciso ser repetitivo) e muitas maneiras de fazer os elogios pessoais e entusiasmados.


Público-alvo: famílias contendo crianças de no mínimo três anos.


Materiais: canetas de hidrocor e papel pardo


Passo a passo: dividir os componentes em dois grupos. Pedir aos componentes que cada um sugira todos os modos de dizer “muito bem” em que possam pensar, até atingir um total de 51. Anotá-los em uma folha grande de papel. Procurar dar uma aparência interessante, fazendo círculos em volta de várias frases, usando diferentes estilos de letras e cores. Isto funcionará melhor se apresentar o trabalho com vivacidade, mostrando-se animado com cada novo elogio e repetindo-o com entusiasmo! As “maneiras de elogiar” podem ser levadas para casa e penduradas em um lugar de destaque para agir como um lembrete das formas como incentivos verbais podem ser oferecidos.


Em casa, peça a cada membro da família que tome nota de quantas vezes ouviram alguém elogiar outra pessoa na família. Cinquenta e um pode ser muito, mas, por essa mesma razão, pode ser um bom número, desde que a família atinja a meta e surpreenda-se agradavelmente com isso. Se a família não tiver muita habilidade verbal, o numero pode precisar ser reduzido no início, para que eles não fiquem desapontados – até dez elogios já podem funcionar. A lista, depois, pode receber acréscimos.

 




4.       Construa o amor


Objetivos: criar algo concreto que represente o amor


Público-alvo: grupos e famílias


Materiais: sucatas


Passo a passo: pedir aos componentes que construam algo que simbolize o amor, utilizando sucatas. Depois, levanta-se a discussão.








5.       Música Clarear  -  Roupa Nova


Objetivo: trabalhar a autoestima e refletir sobre a possibilidade de cada um ser o sol em suas famílias.


Público-alvo: grupos e famílias


Materiais: folhas contendo a letra da música, CD, aparelho de som, sucatas.


Passo a passo: pedir a todos que cantem juntos a música, enquanto é tocada no aparelho de som. Em seguida, solicitar a cada um que faça uma construção com sucatas sobre o que sentiu.


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