segunda-feira, 9 de julho de 2012

Atividades para reorganizar o tônus muscular

Quando o Ser humano se movimenta, músculos se contraem, enquanto outros relaxam. Para cada grupo muscular que se contrai e se movimenta - agonista - existe, do lado oposto, outro grupo muscular que age em sentido contrário – antagonista – proporcionando o equilíbrio entre ações.

 

O músculo, mesmo em repouso, possui um estado permanente de tensão que é conhecido como tono ou tônus muscular.

O tônus muscular está presente em todas as funções motrizes do organismo como o equilíbrio, a coordenação, o movimento, entre outros. Para Le Boulch “o tônus muscular é o alicerce das atividades práticas”.

 

Os movimentos podem ser comprometidos devidos a estados de hipertonia, com os músculos contraídos em excesso, ou hipotonia, com os músculos muito relaxados.

 

Por isso, reuni aqui algumas atividades para bebês e crianças maiores que trabalham, dentre outras funções, reorganizando o tônus muscular.


Para bebês:

 

Balde com gelatina

A temperatura da gelatina, que costuma ser mais baixa que a temperatura corporal, provoca nos músculos a reação de constante contração e relaxamento. Além disso a consistência da gelatina torna-se um meio bastante rico sensorialmente para que a criança explore além do meio (a gelatina), outros brinquedos.

Observação: a gelatina deve ser colocada no balde cerca de 45 minutos antes da atividade ser iniciada,  para que a temperatura da gelatina não esteja muito gelada, evitando assim de transformar a atividade terapêutica em um estímulo desagradável à criança.

É importante lembrar também que esse estímulo , por ser novo, deve ser oferecido gradualmente, colocando-se primeiro uma parte do corpo, depois outras partes, por exemplo: primeiro um pé, depois o outro pé, primeiro uma mão, depois a outra mão...  

 

Para relaxamento muscular, quando a criança apresenta hipertonia, aconselha-se a substituição da gelatina por água morna! A água morna, além de ser relaxante, é analgésica e organizadora, imitando o ambiente intra-uterino. Isso permite também uma melhora nos estados de agitação, insônia e cólica dos bebês. Os banhos podem ser dados desde o primeiro dia de vida até quando o bebê ainda couber (4 a 6 meses de idade). 


Nos dois casos, o balde ainda funciona como estímulo proprioceptivo.



 



Para crianças maiores:

Bambolê: trabalha tônus muscular, dissociação de quadril (porque para mantê-lo girando, é preciso movimentar o quadril, como um rebolado. É possível também rodá-lo em outras partes do corpo: no pescoço, nos braços e nas pernas...), equilíbrio, ritmo e flexibilidade.

 

Futebol: desenvolve senso de direção, coordenação motora, habilidades psicomotoras como a lateralidade, noções de espaço, tempo e ritmo, sociabilidade e confiança, tônus muscular, entre outras. A idade exata para iniciar deve ser aquela na qual se tem a capacidade e amadurecimento para tal. Pode ser a partir dos 4 anos e nunca deve ser forçado.

 

Dança: atividade física que desenvolve lateralidade, noção de espaço, ritmo e tempo, coordenação motora, agilidade, elegância, leveza, flexibilidade, sociabilidade, tônus muscular, equilíbrio, força, entre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário