Arteterapia: Técnicas Junguianas
Fã de Jung, decidi compartilhar com vocês algumas técnicas
arteterapêuticas Junguianas hoje!
1. Relaxamento
Objetivos:
trabalhar com os órgãos dos sentidos, percepção e com o corpo.
Público-alvo:
adolescentes, adultos e idosos.
Materiais:
aparelho de som, CD (músicas para relaxar e para dançar em ritmo mais agitado)
e colchonetes.
Passo a passo:
(música para
relaxar) - solicitar a todos que se
deitem nos colchonetes, fechem os olhos e relaxem, imaginando que estão em uma
praia, entrando em um barco, rumo ao alto mar... já navegando, perceba a
ondulação da água, sinta o cheiro e o gosto do sal dessa água, ouça as ondas
batendo contra o casco... você percebe que está se aproximando de uma ilha e
percebe que essa ilha é você. O que tem nela? Como ela é interna e
externamente? Como são seus braços, sua cabeça, seu pescoço, suas pernas... e,
dentro de você, como funciona seus órgãos, seu coração? Você sente o sangue
circular dentro de você? Como é se sentir assim, tão perto de você mesmo? É bom,
gostoso, ou é ruim? Agora, vá se afastando do seu interior, vagarosamente,
entrando em contato com o seu exterior...
está percebendo algo agora que não percebeu ou sentiu antes?
O que foi? Veja
que está visualizando a ilha novamente e já volta para o barco, para retornar
ao seu lugar de origem... como é essa viagem de volta? O que pensa, sente e
percebe? Você vê a praia se aproximando e, finalmente, chega e desce do barco. Podem
se movimentar, se esticar e abrir os olhos vagarosamente. Agora, sem conversar
com o colega, formem um circulo e se sentem virados para o seu lado direito, de
modo que fiquem um de costas para o outro;
(música para relaxar) – um vai massageando os ombros
e as costas da pessoa à frente durante três minutos. Depois, virem para o lado
esquerdo e façam o mesmo com o colega que está na sua frente;
(música um pouco
mais agitada, que comece um pouco lenta e termine agitada) – o terapeuta pede
aos clientes que movimentem um polegar, depois o outro, e acrescentem os outros
dedos, façam movimentos de rotação com a cabeça, se alonguem, movimentem,
sacudam os braços, as pernas e o tronco e dancem pela sala no ritmo da música!
2. Circuito
com os quatro elementos (água, terra, fogo, ar)

Objetivo do
circuito: trabalhar os quatro elementos a fim de identificar no cliente qual
elemento está predominando no momento. O elemento que for julgado sendo o de
maior dificuldade será o mais trabalhado, para que possa haver um equilíbrio entre
os mesmos. Quanto maior for a dificuldade em um determinado elemento, isso
significa que este está faltando no individuo. Lembrando-se de que a predominância
de um determinado elemento é instável. Isso significa que a predominância de um
elemento hoje pode não significar a predominância do mesmo amanhã.
·
Água
Objetivos: trabalhar os sentimentos e as emoções
Público-alvo: crianças, adolescentes e adultos.
Materiais: quatro bacias grandes, quatro potes com
tinta, cartolina e panos.
Passo a passo: quatro pessoas por vez, molhar os pés
na água e pintar somente com os pés, na cartolina.
·
Fogo
Objetivos: trabalhar a intuição e a concentração
Público-alvo: adolescentes, adultos e idosos.
Materiais: folha A4, caneta, velas, fosforo e bacia ou
pote de metal.
Passo a passo: escrever algo que queira transformar em
sua vida (situação, problema, sentimento, etc) e queimar esse papel, como se
estivesse transformando o que deseja. Logo após, desenhar a sensação que a
transformação lhe causou.
·
Ar
Objetivos: trabalhar a imaginação (e nessa técnica em
especial, trabalhar a persona –
máscara)
Público-alvo: crianças, adolescentes, adultos e idosos
Materiais: bola de soprar, jornal, cola, tesoura,
tinta e pincel.
Passo a passo:
Encher uma bola
de soprar, amarrá-la e colar pedaços de jornal em toda sua volta (duas
máscaras) ou apenas em sua metade (uma máscara). Em outro momento, após a
secagem da bola, pintar todo o jornal e criar uma máscara. Levanta-se a discussão
sobre quem somos e como nos mostramos no mundo
·
Terra
Objetivos: trabalhar a realidade, a base e a segurança
Público-alvo: crianças, adolescentes, adultos e idosos
Materiais: galhos, folhas secas, pedras (tudo que
possa representar um caminho), folhas de A4 e hidrocor.
Passo a passo: andar sobre o caminho de folhas,
imaginando um caminho à sua escolha (por exemplo: algum caminho que queira
conquistar). Após o término do trajeto, desenhar o caminho escolhido
3. Medos
Objetivos:
trabalhar o medo que as pessoas sentem em seu processo de desenvolvimento.
Público-alvo:
crianças, adolescentes, adultos e idosos
Material:
sucatas.
Passo a passo:
monte algo que represente seu maior medo ou um medo sobre o qual queira
compartilhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário