sexta-feira, 6 de julho de 2012

Arteterapia: Técnicas Junguianas

Fã de Jung, decidi compartilhar com vocês algumas técnicas arteterapêuticas Junguianas hoje!

1.       Relaxamento

Objetivos: trabalhar com os órgãos dos sentidos, percepção e com o corpo.

Público-alvo: adolescentes, adultos e idosos.

Materiais: aparelho de som, CD (músicas para relaxar e para dançar em ritmo mais agitado) e colchonetes.

Passo a passo:

(música para relaxar) -  solicitar a todos que se deitem nos colchonetes, fechem os olhos e relaxem, imaginando que estão em uma praia, entrando em um barco, rumo ao alto mar... já navegando, perceba a ondulação da água, sinta o cheiro e o gosto do sal dessa água, ouça as ondas batendo contra o casco... você percebe que está se aproximando de uma ilha e percebe que essa ilha é você. O que tem nela? Como ela é interna e externamente? Como são seus braços, sua cabeça, seu pescoço, suas pernas... e, dentro de você, como funciona seus órgãos, seu coração? Você sente o sangue circular dentro de você? Como é se sentir assim, tão perto de você mesmo? É bom, gostoso, ou é ruim? Agora, vá se afastando do seu interior, vagarosamente, entrando em contato com o seu exterior...  está percebendo algo agora que não percebeu ou sentiu antes?

O que foi? Veja que está visualizando a ilha novamente e já volta para o barco, para retornar ao seu lugar de origem... como é essa viagem de volta? O que pensa, sente e percebe? Você vê a praia se aproximando e, finalmente, chega e desce do barco. Podem se movimentar, se esticar e abrir os olhos vagarosamente. Agora, sem conversar com o colega, formem um circulo e se sentem virados para o seu lado direito, de modo que fiquem um de costas para o outro;


(música  para relaxar) – um vai massageando os ombros e as costas da pessoa à frente durante três minutos. Depois, virem para o lado esquerdo e façam o mesmo com o colega que está na sua frente;


(música um pouco mais agitada, que comece um pouco lenta e termine agitada) – o terapeuta pede aos clientes que movimentem um polegar, depois o outro, e acrescentem os outros dedos, façam movimentos de rotação com a cabeça, se alonguem, movimentem, sacudam os braços, as pernas e o tronco e dancem pela sala no ritmo da música!



 

2.       Circuito com os quatro elementos (água, terra, fogo, ar)


Objetivo do circuito: trabalhar os quatro elementos a fim de identificar no cliente qual elemento está predominando no momento. O elemento que for julgado sendo o de maior dificuldade será o mais trabalhado, para que possa haver um equilíbrio entre os mesmos. Quanto maior for a dificuldade em um determinado elemento, isso significa que este está faltando no individuo. Lembrando-se de que a predominância de um determinado elemento é instável. Isso significa que a predominância de um elemento hoje pode não significar a predominância do mesmo amanhã.


 

·         Água


Objetivos: trabalhar os sentimentos e as emoções
 

Público-alvo: crianças, adolescentes e adultos.


Materiais: quatro bacias grandes, quatro potes com tinta, cartolina e panos.


Passo a passo: quatro pessoas por vez, molhar os pés na água e pintar somente com os pés, na cartolina.


 

·         Fogo 

 

Objetivos: trabalhar a intuição e a concentração


Público-alvo: adolescentes, adultos e idosos.
 

Materiais: folha A4, caneta, velas, fosforo e bacia ou pote de metal.


Passo a passo: escrever algo que queira transformar em sua vida (situação, problema, sentimento, etc) e queimar esse papel, como se estivesse transformando o que deseja. Logo após, desenhar a sensação que a transformação lhe causou.


 

·         Ar
 

Objetivos: trabalhar a imaginação (e nessa técnica em especial, trabalhar a persona – máscara)


Público-alvo: crianças, adolescentes, adultos e idosos
 

Materiais: bola de soprar, jornal, cola, tesoura, tinta e pincel.


Passo a passo:
 

 Encher uma bola de soprar, amarrá-la e colar pedaços de jornal em toda sua volta (duas máscaras) ou apenas em sua metade (uma máscara). Em outro momento, após a secagem da bola, pintar todo o jornal e criar uma máscara. Levanta-se a discussão sobre quem somos e como nos mostramos no mundo

 


 

·         Terra


Objetivos: trabalhar a realidade, a base e a segurança
 

Público-alvo: crianças, adolescentes, adultos e idosos
 

Materiais: galhos, folhas secas, pedras (tudo que possa representar um caminho), folhas de A4 e hidrocor.
 

Passo a passo: andar sobre o caminho de folhas, imaginando um caminho à sua escolha (por exemplo: algum caminho que queira conquistar). Após o término do trajeto, desenhar o caminho escolhido



 

3.       Medos




Objetivos: trabalhar o medo que as pessoas sentem em seu processo de desenvolvimento.

Público-alvo: crianças, adolescentes, adultos e idosos

Material: sucatas.

Passo a passo: monte algo que represente seu maior medo ou um medo sobre o qual queira compartilhar.

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