quarta-feira, 11 de julho de 2012

Jardinagem para a Terceira Idade

Ao lidar com a natureza, aguçamos as funções cerebrais da percepção quando observamos as cores e formas das plantas e sentimos seus aromas e texturas, ao tocá-las ou ao manusear a terra.

Entramos em contato com a beleza essencial e através destas experiências, ainda podemos cultivá-las através de cuidados especiais de cada espécie, analisar seu desenvolvimento, criar novas formas e arranjos e ativar nossas memórias com novos conhecimentos da diversidade das espécies botânicas (nomes científicos e populares) e técnicas de manuseio específicas, desenvolvendo uma enorme sensação de bem-estar e sentido de produtividade.

A atividade da jardinagem pode ser graduada e readaptada de acordo com as necessidades do indíviduo para as seguintes formas: 

  • Conhecimento dos instrumentais de trabalho e materiais e cultivo de mudas;

  • Replantio de mudas e cuidados de manutenção (luz, água, solo e ambiente);

  • Estudos das espécies e suas características;

  • Recipientes, arranjos florais e decoração de ambientes;

  • Passeios a locais para estudos ou observação das espécies e aquisição de mudas: parques e CEASA.


As funções cerebrais ativadas com a atividade de jardinagem? Podemos citar:

  • Habilidades e destreza manuais;

  • Sensibilização;

  • Memória visual, semântica (de conhecimentos) e procedimental;

  • Planejamento e organização;

  • Percepção visuo-espacial;

  • Estética;

  • Percepção e orientação temporal;

  • Atenção;

  • Criatividade;

  • Interesse e motivação

 

     

     

     

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