quarta-feira, 11 de julho de 2012

Método de Terapia Ocupacional diminui sintomas comportamentais em idosos com demência

 

Bom dia! Estava estudando sobre o meu trabalho de conclusão de curso, pesquisando sobre Terapia Ocupacional, encontrei essa informação bem interessante e trouxe para o Jardim, para compartilhar com vocês!


Pesquisadores da Universidade Thomas Jefferson, nos Estados Unidos, testaram um método inovador de Terapia Ocupacional para a redução de sintomas comportamentais em idosos com demência.

O método chamado “Programa Personalizado de Atividades” (PPA) envolve até oito sessões, seis visitas domiciliares e duas ligações telefônicas.

De acordo com o PPA, o terapeuta ocupacional monta uma lista de atividades personalizadas para realização diária em domicílio.

A proposta do PPA é proporcionar ao idoso portador de demência uma rotina de atividades estabelecida pelo terapeuta ocupacional após a avaliação cognitiva e funcional (relacionada às atividades do dia-a-dia), considerando as atividades de interesse e afinidade do indivíduo.

Para estruturar o programa, o terapeuta elabora uma lista de atividades e uma receita de como realizá-las, com a descrição do seqüenciamento de cada uma delas. No caso, o modo de realização de cada atividade é simplificado, para que assim, o programa seja adequado às necessidades e capacidades do indivíduo.

Nesta abordagem não se trabalha com técnicas de aprendizagem como ocorre nas abordagens mais tradicionais de Terapia Ocupacional, pois o foco não é desenvolver habilidades, mas sim trabalhar com as habilidades residuais do indivíduo e mantê-lo ativo em seu dia-a-dia.

De acordo com os resultados deste estudo, o PPA foi eficaz na redução dos sintomas comportamentais e pôde oferecer às famílias uma melhor compreensão da capacidade dos idosos com demência, permitindo que os mesmos formulem e utilizem atividades em casa possibilitando a preservação da qualidade de vida dos idosos com demência. Enfim, este programa de TO é considerado uma promissora abordagem não-farmacológica no tratamento de sintomas comportamentais em idosos com demência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário