quarta-feira, 4 de julho de 2012

Arteterapia

Olá pessoas, essa semana comprei um livro sobre técnicas de arteterapia. A arteterapia sempre me encantou. Por isso, resolvi postar um pouco sobre essa forma de abordagem terapêutica e colocar algumas técnicas arteterapêuticas, iniciando com as técnicas de apresentação. A todos, um bom estudo!



A arteterapia é uma forma de trabalho relativamente recente. Utiliza-se a arte e suas diferentes expressões como recurso terapêutico visando desenvolver o autoconhecimento, a autoestima, o equilíbrio e o desenvolvimento pleno do individuo.

A arteterapia pressupõe a brincadeira. O objetivo da terapia por meio de processos artísticos é auxiliar o individuo, por intermédio das diferentes formas de fazer arte, para que se possam expressar com maior facilidade seus conflitos e dificuldades, o que ocorre de forma simbólica. Por meio de desenhos, atividades projetivas, jogos dramáticos e diversas expressões artísticas, o individuo representa seu mundo interno, que inclui as situações que mais o afligem.

A arteterapia quer acordar essências, despertar potenciais existentes , mas não disponíveis, de hábito ou de coragem; quer apontar para a singularidade do ser individual. Para tanto, tem como fio condutor a criatividade, que funciona também como um desbloqueador, gerando um ciclo que propicia a abertura de potenciais, desvendando possibilidades que encorajam a criação. E assim, outros pontos são tocados, novas alternativas se apresentam, a confiança aumenta e a criatividade se expande, em um ciclo sem fronteiras.

Na arteterapia, a busca do equilíbrio se dá com o fazer, de forma que cada um dos quatro “despertadores” (sensorial, intuitivo, emocional e mental) toque o indivíduo, acordando algo que ainda estava adormecido. Então, a cada produção, há uma associação interna. O trabalho e a expressão concreta levam a uma tomada de consciência e, consequentemente, a uma possibilidade de mudança.



Técnicas de apresentação


1.       Dinâmica do nome

Objetivos: apresentação

Público-alvo: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Materiais: folhas A4, caneta de hidrocor, lápis de cor e tesoura.

Passo a passo: solicitar que se escreva o seu primeiro nome na folha, recorte em volta do nome e faça um desenho com a imagem que tenha a ver com a sua personalidade ou o seu nome. Depois, apresente o seu nome e o seu desenho.



2.       Eu sou

Objetivos: apresentação

Público-alvo: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

       Materiais: folhas A4, caneta de hidrocor, lápis de cor e tesoura.

Passo a passo: solicitar que se desenhe representando o seu rosto de um lado da folha. Do outro lado da folha, escrever as habilidades em que se destaca e as coisas que acha que precisa melhorar em si mesmo. Apresentar.


 

3.       Contorno do corpo


Objetivos: trabalhar a identidade.

Público-alvo: crianças, adolescentes e adultos.

Materiais: papel pardo, giz de cera, canetas de hidrocor, lápis de cor, tinta, pincel e lã.

Passo a passo: formar duplas. Um faz o contorno do corpo do outro no papel pardo. Após o contorno, cada um irá pintar o próprio corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário