terça-feira, 10 de julho de 2012

Danças Circulares




A primeira formação que o ser humano adotou no desenvolvimento da vida grupal e social foi a roda. Culturas antigas e culturas ligadas a terra perceberam a especialidade da forma circular para o estar e fazer junto.


Nela passaram a representar os ciclos da natureza: o ritmo das estações, o tempo dos cultivos, o pulsar dos movimentos do sol; da lua; das estrelas e dos planetas no céu; o ritmo da respiração e dos batimentos cardíacos, a vida e a morte.


O círculo é uma forma geométrica especial, por simbolizar a perfeição e a plenitude que o ser humano busca atingir. Na circunferência há “n” pontos que distam igualmente do ponto central. Todos os pontos – ou todas as pessoas que neles se encontram voltadas para o centro – têm a visão de todos os demais da roda e todos são igualmente importantes na composição final que é o círculo. Este contém o vazio, que ao mesmo tempo em que garante a distância entre as pessoas, é o vazio através do qual elas estão unidas e de onde pode emergir a criação feita por todos. Apenas compor a circunferência da roda já constitui uma criação, num espaço diferenciado, sagrado.

Inúmeros ritmos, cantos, danças e culturas do mundo são vivenciadas. Em meio a momentos de muita descontração e também momentos de introspecção, a pessoa que está na roda se percebe como um ser humano importante.



As Danças Circulares podem ser um caminho meditativo, pois sua metodologia e prática levam a isto.



O homem trilha sua vida aspirando retornar ao estado de plenitude total. Uns se apoiam na religião para se religar, outros esperam que o parceiro lhes tragam este aconchego e suprimento através do amor, do ato sexual, ou de ambos; há os que se utilizam das drogas, outros que ficam em ação e trabalho compulsivo para nunca sentir o estado de falta. Muitos vivem a combinação de vários recursos para acreditar que são plenos, ou chegar o mais próximo deste estado.

Por muitas razões a aplicação das Danças Circulares não tem limite. Pode ser vivida em diferentes espaços de convivência – empresas, presídios, escolas, instituições, órgãos públicos e hospitais.


É indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração, memória e musicalidade..


 

Além disso, a sintonia entre as pessoas ajuda na coreografia. Estas tomam consciência do espaço que ocupam no Universo, que é o círculo, quando precisa respeitar o ritmo dela e das pessoas que estão ao seu lado direito e esquerdo. 


As Danças Circulares:




• Trabalham o ritmo, coordenação, percepção, concentração e a atenção;
• Desenvolvem o apoio mútuo, a integração, a comunhão e a cooperação;
• Incentivam o indivíduo a se expressar;
• Desenvolvem a flexibilidade, a autoconfiança e a autoestima, ajudando a eliminar medos e angústias;
• Desenvolvem a responsabilidade compartilhada e senso de comunidade;
• Encorajam as pessoas a ocupar o seu lugar e o seu espaço;
• Trabalham a autodisciplina e centramento;
• Harmonizam para o trabalho em grupo sem que se perca a individualidade;
• São instrumentos suaves de autoconhecimento e autocura;
• Ajudam a combater o estresse e a depressão.
• Ajudam no equilíbrio do corpo físico, emocional, mental e espiritual;
• Despertam a leveza, a alegria, a beleza, a paz, a serenidade e o amor que existem dentro de cada um;

Nenhum comentário:

Postar um comentário